Transformação da indústria de refinação de petróleo pela descarbonização: impacto e influência das tecnologias emergentes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Atualmente, as exigências ambientais são comuns no setor, razão pela qual o refino de petróleo também vem se adaptando a essas exigências, implementando o processo de descarbonização com o objetivo de reduzir os gases de efeito estufa produzidos na extração do petróleo bruto e em seu refino. O objetivo deste artigo é avaliar e comparar as tecnologias atuais usadas para reduzir o impacto ambiental das refinarias de petróleo. A metodologia usada neste artigo é qualitativa e comparativa, com base em uma revisão da literatura de artigos de periódicos renomados e especializados sobre quais tecnologias estabeleceram uma mudança significativa no setor. A abordagem comparativa permite identificar semelhanças e diferenças das práticas convencionais com as novas tecnologias de descarbonização implementadas. No âmbito da descarbonização do setor, destaca-se que a eletrificação dos processos, a integração de energias renováveis e a implementação de sistemas de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) e possibilitaram a otimização da eficiência dos processos e a redução significativa das emissões de GEE nas refinarias, além de demonstrar que o uso de equipamentos avançados de monitoramento e controle digital permite intervir em tempo hábil no caso de possíveis emissões excessivas, enquanto pesquisas internacionais mostram que o uso de biocombustíveis derivados de biomassa não só contribui para a redução da pegada de carbono, mas também promove uma economia circular baseada no uso de subprodutos. Após avaliar e comparar os resultados obtidos, conclui-se que, embora a tecnologia de captura e armazenamento de tenha como objetivo melhorar os processos existentes, o uso combinado de equipamentos especializados e biocombustíveis representa uma alternativa estratégica para alcançar a descarbonização efetiva, de modo que a integração estratégica dessas tecnologias não apenas cumpre as normas ambientais vigentes, mas também aumenta a resiliência e a viabilidade futura do setor diante dos desafios das mudanças climáticas e da pressão regulatória global, além de confirmar que a inovação tecnológica é fundamental para alcançar a descarbonização efetiva e o refino ambientalmente responsável.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Para promover o intercâmbio global de conhecimento, facilita o acesso irrestrito aos seus conteúdos a partir do momento de sua publicação nesta edição eletrônica, tornando-se um periódico de acesso aberto. Os originais publicados nesta revista são propriedade da Universidade Complutense de Madrid e é obrigatório citar a sua origem em qualquer reprodução total ou parcial. Todos os conteúdos são distribuídos sob uma licença de uso e distribuição Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) Esta circunstância deve ser expressa desta forma quando necessário. Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença.