A importância do esporte na prevenção do sedentarismo e na promoção de hábitos saudáveis em adolescentes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marco Rolando López Sánchez
Jose Luis Córdova Ponce
Byron Javier Chacón Vargas
Luiggi Wladimir

Resumo

Os estilos de vida sedentários representam um problema de saúde pública, afetando principalmente os adolescentes no Equador. O objetivo deste estudo é identificar a importância do esporte na prevenção do sedentarismo e na promoção de hábitos saudáveis em adolescentes por meio da prática regular de atividade física.


Foi adotada uma abordagem qualitativa, descritiva e retrospectiva, utilizando uma revisão da literatura e o protocolo PRISMA para a seleção de 12 artigos publicados entre 2019 e 2025. Os resultados do estudo indicam que organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam pelo menos 60 minutos diários de atividade física para adolescentes, com intensidade moderada a vigorosa, priorizando atividades aeróbicas e exercícios de fortalecimento muscular.


Palavras-chave: adolescentes, sedentarismo, esporte, atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
López Sánchez, M. R., Córdova Ponce , J. L., Chacón Vargas , B. J., & Luiggi Wladimir. (2026). A importância do esporte na prevenção do sedentarismo e na promoção de hábitos saudáveis em adolescentes. Revista Iberoamericana De La educación, 10(1), 251–267. https://doi.org/10.31876/rie.v10i1.351
Secção
Artículos