A importância do esporte na prevenção do sedentarismo e na promoção de hábitos saudáveis em adolescentes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os estilos de vida sedentários representam um problema de saúde pública, afetando principalmente os adolescentes no Equador. O objetivo deste estudo é identificar a importância do esporte na prevenção do sedentarismo e na promoção de hábitos saudáveis em adolescentes por meio da prática regular de atividade física.
Foi adotada uma abordagem qualitativa, descritiva e retrospectiva, utilizando uma revisão da literatura e o protocolo PRISMA para a seleção de 12 artigos publicados entre 2019 e 2025. Os resultados do estudo indicam que organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam pelo menos 60 minutos diários de atividade física para adolescentes, com intensidade moderada a vigorosa, priorizando atividades aeróbicas e exercícios de fortalecimento muscular.
Palavras-chave: adolescentes, sedentarismo, esporte, atividade física.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Para promover o intercâmbio global de conhecimento, facilita o acesso irrestrito aos seus conteúdos a partir do momento de sua publicação nesta edição eletrônica, tornando-se um periódico de acesso aberto. Os originais publicados nesta revista são propriedade da Universidade Complutense de Madrid e é obrigatório citar a sua origem em qualquer reprodução total ou parcial. Todos os conteúdos são distribuídos sob uma licença de uso e distribuição Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) Esta circunstância deve ser expressa desta forma quando necessário. Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença.