Gamificação no processo de ensino das ciências naturais em faixas etárias de 50 a 80 anos no programa de Educação para Jovens e Adultos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A gamificação é uma estratégia de ensino que promove a aprendizagem através de recursos interativos que estimulam as funções cognitivas. Neste contexto, o objetivo desta investigação foi analisar as perceções dos alunos do programa "Educação de Jovens e Adultos" relativamente à utilização de dinâmicas lúdicas e recursos multimédia no ensino das Ciências da Natureza. O estudo adotou uma abordagem metodológica mista, com um desenho descritivo, um questionário do tipo Likert e uma análise documental. A amostra foi constituída por 22 alunos do programa "Educação de Jovens e Adultos", com idades compreendidas entre os 50 e os 80 anos. Os resultados demonstram a aceitação da gamificação como estratégia de ensino, demonstrando a sua eficácia na promoção de uma aprendizagem significativa e inclusiva entre os idosos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Para promover o intercâmbio global de conhecimento, facilita o acesso irrestrito aos seus conteúdos a partir do momento de sua publicação nesta edição eletrônica, tornando-se um periódico de acesso aberto. Os originais publicados nesta revista são propriedade da Universidade Complutense de Madrid e é obrigatório citar a sua origem em qualquer reprodução total ou parcial. Todos os conteúdos são distribuídos sob uma licença de uso e distribuição Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) Esta circunstância deve ser expressa desta forma quando necessário. Você pode consultar a versão informativa e o texto legal da licença.