Gamificação no processo de ensino das ciências naturais em faixas etárias de 50 a 80 anos no programa de Educação para Jovens e Adultos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Enrique Javier Escobar Quinaluisa
Angel León Coloma Carrasco
Jorge Francisco Vera Mosquera

Resumo

A gamificação é uma estratégia de ensino que promove a aprendizagem através de recursos interativos que estimulam as funções cognitivas. Neste contexto, o objetivo desta investigação foi analisar as perceções dos alunos do programa "Educação de Jovens e Adultos" relativamente à utilização de dinâmicas lúdicas e recursos multimédia no ensino das Ciências da Natureza. O estudo adotou uma abordagem metodológica mista, com um desenho descritivo, um questionário do tipo Likert e uma análise documental. A amostra foi constituída por 22 alunos do programa "Educação de Jovens e Adultos", com idades compreendidas entre os 50 e os 80 anos. Os resultados demonstram a aceitação da gamificação como estratégia de ensino, demonstrando a sua eficácia na promoção de uma aprendizagem significativa e inclusiva entre os idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Escobar Quinaluisa , E. J., Coloma Carrasco, A. L., & Vera Mosquera, J. F. (2025). Gamificação no processo de ensino das ciências naturais em faixas etárias de 50 a 80 anos no programa de Educação para Jovens e Adultos. Revista Iberoamericana De La educación, 9(3), 1–19. https://doi.org/10.31876/rie.v9i3.315
Secção
Artículos